O método Pilates foi criado por nosso Mestre o Sr. Joseph Pilates considerado por nós do Instituto Kýrios um gênio.Sabendo através de seus estudos da importância dos pés para o movimento humano, além de criar exercícios específicos como o footwork ,desenvolveu também um aparato muito especial que se chama footcorrector.
Os pés e os tornozelos além de serem peças chave para nos movermos, eles são a base do nosso corpo. Qualquer disfunção ascendente ou descendente do nosso corpo numa visão global, pode ter influência nos pés ou iniciar pela base. Nós passamos o dia todo com os pés dentro dos calçados e por vezes em algumas posições inadequadas que podem sobrecarregar algumas partes dos pés.
O pé humano é constituído de 26 ossos, sendo sete tarsais, cinco metatarsais e 14 falanges. A parte posterior do pé é formada pelo talus, pelo calcâneo e pelos cinco ossos tarsais (navicular, cubóide e três cuneiformes), esses ossos formam a região denominada meio do pé. Já a parte anterior é formada por cinco ossos metatarsais e os dedos, os quais se constituem em 14
falanges, onde cada dedo é formado por três falanges, exceto o I que possui duas falanges (STACOFF e LUETHI, 1986; VILADOT, 1987; SATRA, 1990; GOULD, 1988; BRUSCHINI, 1993 apud MANFIO 2001). Esse membro é dividido em dois arcos, um longitudinal (constituído por um arco medial e um lateral) e outro transverso (constituído por um arco proximal e um distal) (GOULD, 1988).
Existem três tipos de pé: pé normal, pé plano ou chato e pé cavo. De acordo com Manfio (2001) o pé plano apresenta uma diminuição muito elevada ou o desaparecimento do arco longitudinal medial, já o pé cavo apresenta um aumento do arco longitudinal medial. Neste estudo a autora realizou uma análise sobre parâmetros antropométricos do pé, onde foram utilizados 1888 indivíduos, de ambos os sexos (1298 mulheres e 590 homens), nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No grupo feminino 82,1% da amostra apresenta pés normais, 13,3% pés planos e 4,6% pés cavos, enquanto que no grupo masculino se verificou 89,0% de pés normais, 4,8% de pés planos e 6,2% de pés cavos. Isso mostra que a maioria da população brasileira apresenta pés normais.
Através do suporte do peso do corpo humano os pés são responsáveis pela sua dinâmica e estática, auxiliando na propulsão e no amortecimento durante atividades diárias como a marcha e a corrida. Correia et al. (2005) salientam que ao perceber alterações nestes membros, pode-se detectar possíveis patologias relacionadas a todo resto do corpo. As principais deformidades dos pés são: pé valgo, varo, cavo e equino. Zanatti e Gallaci (1989) relatam que entre as causas mais frequentes de distúrbios nos pés estão os fatores causadores de estresse, que podem estar relacionados ao calçado e à mecânica da marcha.
Manfio (2001) ressalta que o pé humano é uma fonte constante de estímulos sensitivos, que se originam do contato do pé com o meio exterior, que através do sistema nervoso geram a principal informação necessária para que se mantenha o equilíbrio durante a marcha e a realização de atividades humanas diárias.
Um dos aspectos mais ressaltados na revisão sobre o uso de sapatos de salto alto realizada por Dorneles et al. (2009) foi a mudança de pressão plantar da região posterior para a região anterior do pé, que aumenta proporcionalmente com o tamanho do salto. Essa sobrecarga atinge principalmente a região da cabeça do quinto metatarso, podendo acarretar problemas para essa região.
Footcorrector-Um aparato clássico
Um aparato único, não existe nada igual.Consiste em uma plataforma,imitando uma palmilha, que tem molas nas laterais e que sustentam um estrutura côncava,para que acomode o arco plantar e ou apoiar os metatarsos e em alguns exercícios para o calcanhar.Joseph criou uma série de exercícios para esse equipamento onde trabalha muito os arcos plantares, o médio pé, retro pé além de mobilização das articulações fortalecendo e alongando.Dessa forma podemos prevenir disfunções, melhorar a força muscular, ativar músculos específicos, melhorando a marcha e a postura.
Experimente